DIY,  HOME DECOR

Envelopamento de Móveis: como proteger e renovar em poucos passos

Você já deve ter cruzado pelas ruas da sua cidade com algum carro comercial totalmente envelopado com a arte gráfica da empresa que representa. É muito comum a utilização desse tipo de procedimento, pois além de ser mais barato quando comparado á pintura automotiva ela ainda protege a pintura original do veículo. Você aí deve estar se perguntando:

“Mas o que isso tem a ver com decoração?”

Sabia que também é possível utilizar o envelopamento em móveis e eletrodomésticos? Não só é possível como esse procedimento tem se tornado comum. O envelopamento pode ser usado por diferentes razões, pode ser por questão econômica, prática ou estética. Se tem um móvel ou eletrodoméstico, por exemplo, que só necessita de um novo revestimento mas ainda funciona bem, ou se você só está com vontade de dar um visual mais moderno para ele e ainda ter um custo baixo o envelopamento pode ser perfeito. Também pode ser uma ótima opção para proteger seu móvel ou eletrodoméstico novinho contra arranhões, sujeira e desgaste, fazendo com que a durabilidade do acabamento dure por muito mais tempo.

Adesivo transparente brilhante.

Mesa de madeira com adesivo transparente.
Bancada com adesivo transparente.

Atualmente no mercado, há vários tipos de materiais para envelopamento, para o efeito de proteção, possuem espessuras entre 8mm a 14mm, que garantem uma fixação boa em superfícies lisas sem textura e possuem 2 tipos de acabamento, brilhante ou fosco. Recomendo o Adesivo transparente da TaColado, que possui acabamento brilhante ou fosco e para mesas de madeira e/ou vidro eles possuem um adesivo que adere por eletrostática, facilitando ainda mais a aplicação.

PASSO A PASSO DE COMO APLICAR

Aplicação a seco:

1 – Antes de começar limpe toda poeira e gordura da superfície do móvel ou eletrodoméstico. 

2 – Tire as medidas e corte. Para garantir terminações corretas das margens, adicione 3 a 4 mm e elimine a ripa que sobra com um estilete após a aplicação.

3 –  Descole o papel protetor do verso da película de envelopamento em apenas alguns centímetros.

4 – Aplique a película de envelopamento em uma extremidade da superfície.

5 – Vá retirando progressivamente o papel protetor do verso e pressione simultaneamente a superfície da película com a palma da mão, espátula específica para aplicação de adesivo ou com um pano limpo e seco. Trabalhe sempre do centro para as bordas para evitar que se produzam bolhas de ar. Se isso ocorrer eventualmente, o material pode ser levemente picado com um alfinete e pressionado com os dedos.

6 – Se houver sobras de material nas extremidades da superfície, remova cuidadosamente com régua e estilete. E está pronto!

Aplicação com água:

1 – Limpe toda poeira e gordura da superfície do móvel ou pia. 

2 – Tire as medidas e corte. Para garantir terminações corretas das margens, adicione 3 a 4 mm e elimine a ripa que sobra com um estilete após a aplicação.

3 – Borrife um pouco de água com uma gota de detergente para facilitar a aplicação.

4 – Com o auxilio de um rodinho de pia ou espatula emborrachada, retire toda a água do adesivo e seque os cantos com um pano.

Viu como é fácil deixar seu móvel protegido e com um acabamento super brilhante? Confira os links dos produtos:

Adesivo transparente brilhante
Adesivo transparente fosco
Adesivo eletrostático

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *