ESTILOS

PAINEL RIPADO

O painel ripado está ganhando cada vez mais destaque em diversos projetos. Muito versátil e moderno, o painel com ripas dão um toque de sofisticação e requinte aos espaços. Ele  é um elemento que vem trazendo charme na decoração de salas de TV , quartos de casal, quartos de bebê e escritórios; tanto em paredes quanto painéis de TV ou divisórias de cômodos. Esse item decorativo feito com ripas de maneira, é simples e, ao mesmo tempo, requintado.

Quando falamos nos painéis ripados, que estão super em em alta na decoração, e podem ser usados em paredes como revestimento, no teto, ou em uma bela fachada, os painéis ripados valorizam, se tornando protagonistas do espaço, mesmo quando a intenção era só revestir a alvenaria.

O material adaptável é funcional em todas as aplicações da decoração e no design de interiores. Se bem usado, pode mudar totalmente a casa, transformando-a em um exemplo de design inovador.

Confira, nesta matéria, inspirações e dicas de como fazer o seu próprio painel em casa.

Tipos Painéis Ripados

Painel Ripado Madeira

A madeira natural é o material que garante o melhor resultado final para um painel ripado. As mais usadas são: Freijó, Cumaru e Imbuia.

Por serem de madeiras nobres, o custo de um painel ripado é alto. Sem considerar a mão de obra, que também deve ser qualificada para um bom resultado.

O painel ripado até pode ser feito de mdf laminado de madeira ou compensado naval, mas as quinas das ripas ficarão evidentes no acabamento. Funcionam, mas na minha opinião, não são os mais lindos.

Cuidado! Madeiras muito moles podem trabalhar e modificar o desenho do painel – quanto mais clara ela for, mais frágil.

Painel Ripado EVA

Como é um material leve, o E.V.A. (espuma) serve a muitos interesses comuns, por ser versátil e colorido, é muito usado em decoração.  Dessa forma é possível fazer um painel usando faixas de EVA, devido ao baixo custo, essa tem se tornado a opção de alguns para renovar decoração sem gastar muito!

Painel Ripado de Papel de Parede

Para decorar de forma rústica ou para misturar o rústico com moderno, o papel de parede madeira ripado é uma forma rápida e fácil de decorar. Sendo uma alternativa chique e atemporal, o papel de parede madeira simula o visual e estilo da madeira natural, sem a dificuldade e custo de instalar tábuas de madeira ou equivalente. Outra vantagem é variedade de cores disponíveis no mercado que podem dar um ar personalizado a sua decoração, além de possibilitar trocar quando desejar sem muito esforço. Atualmente, essa é a melhor opção de custo x benefício para quem buscar atualizar a decoração!

Gostou das dicas? Agora é só escolher a melhor opção pra você e redecorar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *