DIY

DIY Faça você mesmo – Como Aplicar Papel de Parede Adesivo

Já contamos para vocês que o Papel de Parede Adesivo é nosso xodozinho! Algumas pessoas tem dúvidas na hora de aplicar, e apesar de ser super fácil, tem alguns macetes que você pode seguir para o resultado ser perfeito!

O papel de parede vinílico não pode ser aplicado em qualquer parede!
Em geral a parede deve ser lisa e não ter nenhum tipo de textura, preferencialmente pintada e com acabamento em gesso, massa corrida ou com azulejos sem relevo.
Ele não pode ser aplicado em superfícies texturizadas como:
– Madeira sem acabamento,
– Grafiato,
– Reboco,
– Reboco fino,
– Parede Calfinada ou pintadas com cal.
O Reboco Fino e o Cal enganam bem, pois parece lisos mas não são, nesses acabamentos exste uma porosidade quase imperceptível, mas que atrapalha na aderência e enche o adesivo de bolhas! Se sua parede tem um desses acabamentos, o Papel de Parede Adesivo não poderá ser aplicado. E não adianta pintar o reboco achando que o adesivo gruda, ele não irá grudar porque reboco não é liso!

Se você pintou ou lavou a parede, o ideal é esperar até 10 dias para aplicar o papel de parede, a umidade não interagem bem com a cola e o papel vai descolar e cair da parede.

Parede ok? Então agora você precisa medir a parede e calcular a quantidade!
Com uma fita métrica ou trena, tire as medidas de altura e largura de sua parede! Depois, pesquise o papel que deseja e verifique quantos rolos serão necessários para a aplicação.
Para calcular é simples: Altura x Largura = Área
Então, você vai fazer a conta na calculadora da altura VEZES a largura da sua parede e ANOTAR, esse valor é a área da parede!
Depois, vai fazer a conta na calculadora da altura vezes a largura do papel de parede e anotar, esse valor é a área do papel de parede.
Por ultimo, é só fazer a conta na calculadora da Área da Parede dividida pela área do papel de parede.
Se o resultado der 5, compre 6 rolos. Se o resultado der 5,2, compre também 6 rolos. Se o resultado der 5,9, compre também 6 rolos! Sempre compre um rolo a mais para garantir o encaixe do desenho produto!

Se não quiser calcular, a maioria das lojas tem o canal de atendimento que calcula a quantidade, mas é necessário ter as medidas de altura e largura da parede e informar qual produto você escolheu!

Tudo certo com a parede? Então vamos aplicar!

Antes de começar você deve:
– Conferir o produto que comprou, pra ter certeza de que veio tudo certo;
– Tirar os espelhos das tomadas, pregos e parafusos;
– Limpar a parede com um pano seco e deixar a superfície lisa e sem resíduos.

Para aplicar você vai precisar de:
– Estilete comum, pode ser o estreito mesmo;
– Espátula de silicone;
– Fita crepe, recomendamos a larga pois adere bem e não estraga as superfícies;
– E o papel de parede né?!

Passo a passo:
1º – Posicione o rolo a parede e prenda com uma fita crepe (recomendamos a larga), sem retirar a película protetora da cola de trás, assim você poderá ver melhor como o produto deve ser aplicado e o alinhamento.
2º – Com o produto posicionado e sustentado pela fita crepe, você deve remover o início da película protetora e fixar apenas uma faixa do produto no local, de forma que você possa remover as fitas laterais enquanto puxa a película protetora.
3º – Fixação completa – Já com o produto posicionado e com um pedaço fixado no local, podemos ir removendo aos poucos o restante da película protetora e desenrolando o produto aos poucos.
4º – Lembre-se, você deve remover a película e fixar o produto ao mesmo tempo com uma espátula, sempre de cima para baixo e do centro para as bordas, evitando que o adesivo enrugue ou fala bolhas.
5º – No próximo rolo, você deve sobrepor (colocar por cima) cerca de 1cm o produto para que o desenho case perfeitamente. Em caso de desenhos complexos ou listras horizontais a atenção deve ser redobrada, pois poucos milímetros podem estragar toda a instalação! Por isso é muito importante ver o produto antes e posicionar com a fita creme, para entender o alinhamento do produto.
6º- Depois de aplicar todo o produto, é só remover o restante do adesivo e fazer o acabamento com um estilete e pronto! Papel de Parede novo instalado!

Separamos esse vídeo que mostra de forma bem simples esse passo a passo:

A Loja TaColado tem um canal no YouTube com vários vídeos práticos mostrando a aplicação: https://www.youtube.com/tacoladoadesivosedecoracao

Minha parede é lisa mas o papel de parede encheu de bolhas!
Pode acontecer, isso ocorre pois mesmo a parede sendo lisa linda 99% perfeita, aquele 1% tem uns furinhos e o ar pode expandir por baixo do papel, isso faz aparecer a bolha!
Não se preocupe, é só furar com uma agulha ou alfinete e passa a espatula em volta, empurrando o ar pra fora. Tentar remover o produto para ajustar uma pequena bolha pode acabar esticando e prejudicando o produto.

Como limpar a parede?
O Papel de Parede Vinílico é impermeável, para limpar basta usar um pano úmido com detergente neutro. Nem pense em usar produtos corrosivos ou abrasivos como desengordurantes, cloro e produtos semelhantes, eles danificam o desenho do produto.

Enjoei, quero tirar!
Para retirar esse tipo de papel é só puxar, o ideal é usar um secador de cabelo ou soprador quente para amolecer o produto e remove-lo sem dificuldades. Depois de retirado ele não poderá ser reaplicado pois a cola perderá a aderência.

Agora não tem mais erro! É só escolher o modelo e redecorar a sua casa!
Existem váááááárias lojas no mercado que trabalham com esse tipo de produto, mas hoje vamos indicar a Loja TaColado, que sempre esclarece nossas dúvidas (até via Whatsaap!!!) sobre os produtos e tem várias informações no próprio site que nos ajudaram muito a entender o material e montar esse tutorial para vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *