ESTILOS

Quarto Montessoriano, autonomia para os pequenos!

O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e educadora italiana, Maria Montessori (1870-1952). O objetivo do quarto montessoriano é promover a autonomia da criança para que a cresça com mais independência, respeitando o desenvolvimento natural de suas habilidades físicas, sociais e psicológicas.

Ainda é necessário monitorar a criança e entender que o quarto deve ser bem adaptado a idade da criança e seu estágio de desenvolvimento, assim ela se sentirá segura e livre. A composição padrão desse tipo de quarto inclui:

– Mobília: Todos os itens devem ter altura funcional para a criança e devem ter alguma funcionalidade, a cama em formato de casinha é linda, mas não é obrigatória, ok?

– Papel de Parede: Dê preferencia pelo vinílico, pode ser limpo com detergente neutro e facilita muito quando trocar a decoração do quarto quando o filhote crescer. Eles crescem e a gente muda a decoração toda de novo! rss (Conhecemos a TaColado que vende esse tipo de papel de parede, inclusive esse mês está com promoção!)

– Barras: Fixas na parede ajudam a criança a se apoiar e ficar em pé enquanto tenta aprender a andar.

– Espelhos: Devem ser posicionados na altura da criança, para que ela possa se reconhecer e analisar seus próprios movimentos. Para evitar acidentes, eles devem ser de acrílico e estar sempre presos à parede.

– Tapetes: Ajudam a proteger os pezinhos do frio no chão gelado, enquanto estimulam sensorialmente a criança.

– Nichos: Instalados no baixo ou mesmo no chão para que a criança possa acessar os brinquedos sem precisar da ajuda de um adulto.

– Brinquedos, livros, mesinha com banquinho, giz de cera e cadernos de desenho, de acordo com a idade da criança.

É importante lembrar-se de:
– Evitar móveis ou outros elementos com quinas.
– Não usar quadros e objetos com vidro. Prefira acrílico.
– Evitar o uso de pregos. Fixe todos os objetos na parede com fita dupla face.
– Tomar cuidado com móveis instáveis que possam tombar.
– Esconder e proteger as tomadas.

Veja algumas ideias de como montar o quartinho de forma linda e simples:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *