SUSTENTÁVEL

Horta Vertical

Perfeita para quem tem pouco espaço ou mora em apartamento, a horta vertical garante um espaço bonito e sustentável. Existem alguns tipos de jardins e hortas verticais, sendo os mais populares os de bolso, bandeja, vasos de barro e de materiais recicláveis. O tipo escolhido varia do estilo de decoração, espaço disponível, da disponibilidade de recursos e do tipo de plantas que você deseja ter em sua residência.

As melhores plantinhas para você começar sua horta são:
– Cebolinha: de solo drenado e rico em matéria orgânica. A cebolinha é uma ótima opção para apartamentos e ser cultivada até mesmo na cozinha, porque não precisa de muito espaço. Ela é um tempero curinga, podendo ser utilizada m várias receitas.
– Alface: o local precisa ser grande, porque as folhas precisam de um espaço de 20 cm de distância entre elas. Sua alface caseira pode servir, basta usar a sua criatividade gastronômica.
– Hortelã: é uma erva fácil de ser cuidada, mas precisa estar em um vaso sozinha, porque as suas raízes são invasoras e destroem outras espécies. Fazer chás com a hortelã é uma dica simples e
– Manjericão: deve ser cultivado em um vaso alto e alcança, em média, 40 a 60 cm de altura. Ele é considerado uma das ervas mais aromáticas e deve ser podado com regularidade. Uma boa dica de receita com manjericão é o famoso pesto.
– Orégano: gosta de ambientes com muita luz solar e precisa ser plantado em solos leves, arenosos e que tenham uma boa drenagem. Uma dica é usar a janela da cozinha para dar mais claridade. O orégano fresco é bem mais saboroso que o tempero seco e moído, encontrado em supermercados.
– Salsinha: essa planta adapta-se bem a vasos ou canteiros pequenos, sendo ideal para quem mora em imóveis reduzidos de uma maneira geral. Combina muito bem com a cebolinha, por exemplo.

Esses são só alguns exemplos, mas é possível plantar uma variedade enorme de plantinhas em pouco espaço. Veja mais alguns exemplos:

Para alguns tipos de horta, algumas plantinhas se desenvolvem melhor:

Inspire-se:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *